Obras Marellianas: História da Congregação nos seus primeiros cinquenta anos (Apresentação)


APRESENTAÇÃO
          O patrimônio que a Congregação dos Oblatos de São José representa para a Igreja, para a sociedade e para os seus membros, é algo tão precioso que não pode permanecer ignorado nem mesmo desvalorizado. A Congregação nascida do carisma que São José Marello recebeu de Deus, cresceu, expandiu-se e afirmou-se em várias partes do mundo, reunindo em seu bojo uma família multirracial e multicultural, o que manifesta a sua riqueza e a sua significância para o mundo. Também no Brasil, ela fez crescer os seus ramos frondosos e nesta terra, suas sementes são cultivadas desde o ano de 1919. Por isso, a história dessa grande família que se funde e se interage com a realidade dos Oblatos de São José no Brasil deve ser objeto de conhecimento e de estudo entre os seus religiosos, os formandos e os leigos josefinos.
          Na condução dessa abordagem histórica, que partiu da história escrita por Pe. Dalmaso, tive duas intenções: A primeira, de proporcionar o conhecimento da família religiosa Josefina-Oblata para todos aqueles que não têm a possibilidade de beber na fonte dos escritos disponibilizados quase  sempre em língua italiana. A segunda, de simplificar a maneira para se ler esta mesma história, a qual é haurida de várias fontes, mas que por mim é trabalhada particularmente a partir da “Storia della Congregazione degli Oblati di San Giuseppe”, apresentada em vários volumes de Marellianum e também de diversas considerações contidas nos três volumes da “Biografia del Beato Giuseppe Marello”. Nessa simplificação, procurei excluir quase todas as referências da história da Itália, dos contextos da Igreja e da vida religiosa italiana presentes de maneira abundante nas fontes de que me servi. Além do mais, distribuí toda a narração em números para facilitar a leitura.
          A opção de condensar a narrativa em blocos amarrados aos números apresentados no texto, traz sem dúvida algumas desvantagens, visto que delimita a exposição das idéias de maneira mais concisa para expressar melhor os pensamentos, assim como dificulta a concatenização de uma sequência narrativa mais elaborada, o que certamente não permite que o relato seja mais solto e mais gostoso de se ler. Contudo, resolvi incorrer nesse inconveniente simplesmente pela questão metodológica.
          Naturalmente, como se pode deduzir do próprio título, a história aqui relatada é parcial visto que abrange apenas os anos de 1878 até 1930. Sendo que a Congregação dos Oblatos de São José já ultrapassou os seus 130 anos de existência, resta um pouco menos de um século de sua história para ser pesquisada, escrita e estudada. Faço votos que o campo de pesquisa e de produção da linha histórica da Congregação prossiga presenteando-nos com a sequência da caminhada da Congregação tão bem conduzida até agora.

Apucarana, 25 de novembro de 2009
8º Aniversário da Canonização
de São José Marello pelo Papa João Paulo II
Pe. José Antonio Bertolin, OSJ